O Instituto de Direito e Humanidades (IDEH) é um novo centro de promoção de ações educacionais e conteúdo digital voltado a pensar a partir do direito e além dele.
Temos interesse prioritário em temas que tocam cidadania, inclusão, igualdade e direitos humanos. Não acreditamos que o direito é para entendidos nem que os entendidos já entenderam tudo. Pretendemos conversar com um público que, em diferentes estágios, se interessa pelo fenômeno jurídico. Por isso, estão conosco:
i) pessoas que querem formação básica e letramento em conceitos jurídicos;
ii) pessoas que querem fazer parte das profissões jurídicas;
iii) pessoas que se interessam por pesquisa acadêmica em direito e precisam de espaço para dialogar;
iv) profissionais em busca de atualização.
As nossas professoras e coordenadoras científicas contam com vasta experiência nos campos de atuação do IDeH.
Adriana Cruz: professora nas áreas de direito penal e direitos humanos, Adriana é juíza federal e doutora em Direito Penal pela UERJ. Antes, graduou-se como mestre em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Ela pesquisa criminalidade econômica e sua relação com a democracia, crimes no ambiente político-partidário, compliance e questões raciais. Integra também o Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça.
Clara Mota: professora das áreas de direitos humanos e judicialização de políticas públicas, Clara é juíza federal e doutora em direito econômico pela USP. É ainda mestre em Direito Constitucional pela UNB. Foi pesquisadora visitante na Columbia Law School e leciona na Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Tania Nigri: especialista e mestre em Direito Econômico, Tania Nigri é psicanalista, professora e procuradora do Banco Central. Ela ainda é autora dos livros “O Sigilo Bancário e a jurisprudência do STF”, União Estável”, Herança” e “Contrato de Namoro”.
Esperamos, assim, que esta seja a sua casa ❤️
Nós somos um centro de promoção de ações educacionais e conteúdo digital voltado a pensar a partir do direito e além dele. Temos interesse prioritário em temas que tocam cidadania, inclusão, igualdade e direitos humanos. Não acreditamos que o direito é para entendidos nem que os entendidos já entenderam tudo. Pretendemos conversar com um público que, em diferentes estágios, se interessa pelo fenômeno jurídico.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade